"No passado dia 23 de Setembro assinalou-se o primeiro aniversário da Biblioteca Municipal de Sesimbra . O balanço não podia ser mais positivo, com mais de 45 mil utilizadores registados e, até ao final da primeira semana de Setembro, mais de 85 mil visitantes. Números que deixam a vereadora com o pelouro das bibliotecas bastante entusiasmada, e que comprovam o superar de todas as expectativas, relativamente ao espaço que agora completa um ano de existência.
“Não é só a biblioteca que está de parabéns, mas sim todo o município de Sesimbra, que tem à sua disposição um equipamento de grande qualidade”, salienta Guilhermina Ruivo, Vereadora das Bibliotecas da Câmara Municipal de Sesimbra que acresce “ao longo de um ano, visitar a biblioteca tornou-se quase num hábito do quotidiano da maioria dos sesimbrenses”. Uma segunda casa para muitos, é como é entendida a Biblioteca de Sesimbra que é frequentada, todos os dias, “por dezenas de jovens em idade escolar, idosos que fazem daquele o seu espaço de convívio e também das comunidades migrantes, realça. Segundo a vereadora, a autarquia de Sesimbra tem feito um grande esforço para integrar os imigrantes que chegam ao concelho, e a biblioteca é a prova disso mesmo, com muitos jovens estrangeiros a inscreverem-se e a fazerem parte das estatísticas dos mais frequentes utilizadores.
Para assinalar o primeiro aniversário e, além de uma aposta forte nas actividades lúdicas, pedagógicas e culturais, Guilhermina Ruivo realçou a importância de “mimar” os utilizadores do espaço, premiando “aqueles leitores que, de uma forma mais assídua, requisitam mais livros ou passam mais tempo na biblioteca”. Uma maneira de os incentivar a continuarem essa prática, e também para que outros sigam o seu exemplo.
Para o Presidente da Câmara Municipal o balanço desde a inauguração do espaço é “altamente positivo”. “A Biblioteca Municipal de Sesimbra está de parabéns, pelo magnífico trabalho que tem desenvolvido, e que vai ter continuidade no futuro noutras iniciativas, que não têm só e apenas a ver com o livro”, realça Augusto Pólvora.
Segundo o autarca, até ao final do ano, o equipamento será reforçado “na sua outra valência”, com a inauguração do cine-teatro. “As obras começarão brevemente e o resultado irá trazer uma maior dimensão e maior continuidade ao espaço. A aposta na leitura e equipamentos culturais é uma peça fundamental para o desenvolvimento cultural e económico do concelho de Sesimbra”.
A data foi ainda assinalada com um concerto de música clássica de violino e violoncelo e, na sala polivalente da biblioteca, foi lançado o livro “Estudos Históricos e Outros Escritos”, de Joaquim Preto Guerra." Fonte: Jornal Regional - 11-10-006
Etiquetas: Estatísticas, Eventos, Livros e afins |